segunda-feira, abril 26, 2010

Postal IV

...e conforme tinha prometido, o meu pai veio buscar-me nesse sábado, ofereceu-me dois gelados de morango no Jardim Zoológico, ele que nunca me oferecia gelados, sem se importar que eu sujasse a camisa e sem me chamar porco, ofereceu-me um balão, desses que se a gente larga o fio desaparecem no ar, deu dinheiro ao empregado do elefante e a tromba pegou na moeda, tocou uma corneta, badalou um sino, engoliu um molho de nabiças, estendeu-se para nós e o meu pai, a apontar umas grades antes que lhe pedisse mais moedas
                                            - Anda visitar as zebras, Nuno
e por causa do homem que agora, além da perna, pusera a palma sobre a palma dela e movia o polegar para cá e para lá a fazer-lhe cócegas na pele, a minha casa não era a minha casa e a minha mãe não era a minha mãe, de modo que avancei três passos e encostei a barriga à toalha a pensar Não me rala que me batam
                                            - Não gosto de ensopado e não gosto de si
e o cigano, que usava um anel de oiro com uma pedra do tamanho de um ovo, ligou o motor, arrependeu-se, desligou-o, fez sinal para que me aproximasse dele e ao fazê-lo a pulseira brilhou
                                           - Amanhã sem falta para continuarmos amigos...

in A morte de Carlos Gardel, António Lobo Antunes